17 maio 2018

Lá Vem Resenha - Ruína

Imagem do blog Literabujo



RuínaAutor(a): Amy Tintera
Editora: Galera Record
Páginas: 308
Série: Ruíned #1
SINOPSE: Na nova série de Amy Tintera, autora de "Reboot" e "Rebelde", Emmelina Flores é uma jovem que não tem poderes como os outros habitantes de Ruína. Além disso, seus pais foram assassinados, seu lar destruído e sua irmã, Olívia, levada por seus inimigos. Impulsada por seu desejo de vingança, ela parte numa perigosa jornada para o reino inimigo de Lera, onde espera encontrar Olívia, colocando em ação um plano arriscado e ambicioso, que envolve se casar com o primeiro na sucessão ao trono, se passando por outra pessoa. Mas talvez o príncipe não seja quem ela imaginou que seria e o coração de Emmelina se ceder. Mas com a sua vida - e a da irmã - em jogo, qualquer momento de dúvida pode ser arriscado demais.

 


Hey amores! 

Vamos falar de um livrão daqueles? Vamos! Sabe quando ao invés de você escolher um livro, o livro te escolhe? Aqui temos um caso clássico disso. Não só o livro me escolheu, como me resgatou de uma ressaca que já durava meses! Resumindo, não teve como não amar. 

"Ela tinha preferido a violência e a mentira, assim como sua mãe. Escolha errada."

Ruína é um daqueles livros maravilhosos, que você lê e quer indicar pra todo mundo, mas que infelizmente foi pouquíssimo propagado. Eu mesma só descobri sua existência, graças ao canal da Gabs, que já aproveito para indicar à vocês, em um vídeo que falava de leituras para ansiosos. Me identifiquei? É claro! E olha, deu super certo!!

Assim como a Gabs diz em seu vídeo, esse é aquele tipo de leitura que não para! O tempo inteiro está acontecendo alguma coisa e a autora não perde tempo com cenas desnecessárias. Ela vai direto ao ponto e bam... entrega uma história completa! E como desde seu início já estamos em ação, realmente é uma ótima dica para quem é ansioso. Só tinha um porém, eu já conhecia a escrita da Amy e já tinha me decepcionado com ela em seu outro livro Reboot. Mas, resolvi seguir a recomendação e dar uma nova chance para a autora. Que escolha feliz!

Em Ruína conhecemos a história de Emmelina Flores, uma princesa que perdeu seu reino, seus pais e viu sua irmã ser levada pelo reino inimigo. Sem poderes mágicos, diferentemente de todos os outros habitantes de Ruína, Emmelina é inútil aos olhos de seu povo. Que não há aceitam como rainha. Em busca de reunir seu povo, resgatar sua irmã e provar ser útil, mesmo não tendo mágica no sangue, Emmelina parte em uma arriscada jornada de vingança e justiça.

"Faça as pessoas temerem você, Emmelina. As palavras da mãe ecoaram em sua mente. Pare de se preocupar com o que você não tem e comece a se concentrar no que você faz. Faça as pessoas tremerem ao ouvir seu nome. Medo é o seu poder."

Com a ajuda de seus melhores amigos, Aren e Damian, Emm cria um plano ousado para resgatar sua irmã e se vingar do rei de Lera. Emm pretende matar Mary, princesa de um dos reinos que ajudaram no massacre de sua família, e casar-se com Casimir, príncipe de Lera, se passando pela princesa Mary. E quando seus planos dão mais do que certo, ela tem certeza de que irá conseguir sua vingança e sua irmã de volta. Porém, a convivência com Cas a faz perceber que nem todo mundo naquele reino tem culpa pelo que lhe aconteceu. 

"Todos os outros queriam se esconder, e você insistiu em lutar. Eu admiro você por isso. - Não me admire.
- Tarde demais."

Esse é aquele tipo de livro que te prende desde a primeira página e não te larga até que você chegue a última. Já iniciando a leitura em cenas de ação, conhecendo Emm, seus amigos e seu plano de vingança, a leitura vai ficando cada vez mais fluída, mais rápida, mais dinâmica. A autora soube prender o leitor e criar um mundo fantástico sem precisar gastar páginas e mais páginas descrevendo sua criação. 

Outra coisa que me impressionou nesse livro, foi como a autora resolveu desenvolver sua história. Sinceramente,  originalidade é uma boa descrição para essa história inteira. Sua premissa pode não ser tão inovadora assim, mas acreditem, o modo como Amy guiou seus personagens e a trama, é realmente diferente do que estamos acostumados a ver. 

Além da parte política, as estratégias e a ação, muito bem desenvolvidas e descritas, a autora nos apresenta personagens extremamente sagazes e cativantes. E novamente ela nos surpreende criando personagens tão reais, quanto o possível. Assim como nos reinos da história, não há ninguém cem por cento mau, ou cem por ceto bom. O reino de Lera errou feio, mas o reino de Ruína não ficava atrás. E com a rainha má que comandava Ruína, se torna entendível a ação de Lera.

"A mãe foi a mulher mais assustadora que ela já havia conhecido - a mulher mais assustadora que a maioria das pessoas já havia conhecido - e parte disso se devia ao fato de a rainha de Ruína nunca ter perdido a paciência. Se ela quisesse matar você, você não saberia até ter a faca enfiada em suas entranhas."

Durante a história é realmente difícil escolher um lado. Ruína tinha uma péssima rainha, que reinou com maldade e frieza, pelo uso de magia. Lera tem um rei falso, ambicioso e cruel. E no meio disso, há Cas e Emm. Duas vítimas de seus pais, que querem apenas, o melhor para os seus reinos. E aqui tem outro ponto de destaque para a autora e sua história. Ao invés de esquecerem o mundo, as responsabilidades e seu povo, por amor, Cas e Emm entram em um embate com seus corações, colocando acima de si mesmos, seus objetivos e seus reinos. 

"Você já se perguntou - falou ele, olhando para o chão - se talvez nós é que sejamos os perigosos, e não os habitantes de Ruína? Galo fez uma pausa antes de responder: - O tempo todo."

Emm é aquele tipo de personagem que você ama de cara! Sua personalidade é fria, inteligente, esperta e veloz. De início, dá até para pensar que ela é realmente mal. Mas não, devido a vida que levou, sendo sempre vista como inútil por não ter poderes, seu ressentimento vem de muito antes da invasão. E quando ela perde tudo que tem, sua raiva se torna sua guia. 

"Ninguém temia Emmelina Flores, a inútil filha da rainha mais poderosa que Ruína já conhecera. Mas eles temeriam."

Eu me solidarizei com ela de primeira. Sua mãe era uma mulher bem cruel e fria, aquela sim era mal... E sua irmã mais nova, por ter poderes, seria a sucessora. Assim, só restou a Emm desenvolver outras habilidades, como luta com espada, inteligência, estratégica política, enfim. E quando ela conhece Cas e seu coração começa a derreter, a gente percebe que no fundo, ela é apenas extremamente solitária. 

"Nem todo mundo é tão durão quanto parece, sabe. - E nem todo mundo é tão fraco quanto finge ser."

Já Cas é o contrário de Emm em quase tudo. Embora domine muito bem a luta com espadas, ele é extremamente doce, gentil, tímido e ingênuo. Acho que esse foi o único traço de Reboot que encontrei no livro. O personagem masculino ser um amor de pessoa, enquanto a protagonista é a badass da história. Diferentemente do que aconteceu em Reboot, aqui isso deu super certo! Acredito que isso tenha se dado, pelo fato da protagonista não desistir de seus planos, nem mesmo quando se apaixona pelo mocinho. Mas que o Cas é apaixonante, ahh, isso é! rsrs.

Esse é outro ponto maravilhoso do livro. Gente, que química! Que casal! Que romance!! rsrs. Não tem jeito, a gente sabe que em algum momento tudo vai dar errado, ela vai ser descoberta, a guerra entre os reinos vai começar, mas não tem como, não torcer por eles dois. Tinham momentos em que eu até esquecia dos reais objetivos dos protagonistas e torcia apenas para que nada desse errado e a Emm pudesse viver tranquila e ser amada. Mas, eles não esqueceram seus planos e lógico, as coisas complicaram. 

Os personagens secundários são tão cativantes e intrigantes como os protagonistas. Além disso, a autora inseriu personagens sempre que necessário, para movimentar a guerra de ambos os lados. Amei! Os secundários que tiveram destaque, foram os reis de Lera, cujo destaque vai todo para a rainha. Que mulher rápida minha gente! Okay, ela não é uma boa pessoa. É egoísta e interesseira, mas preciso confessar que sua presença é marcante viu?! Jovita, a prima de Casimir é outra que ganha destaque durante a trama. Tenho certeza que ela será uma pedra no sapato nos próximos livros. Já Galo é o melhor amigo do Cas e tão fofo quanto ele. Acho que no reino de Lera, são os únicos que tem um pouquinho de compaixão...

"Não sei o que é mais horrível: nossas ações ou o fato de que o senhor não parece nem um pouco incomodado com elas."

Do lado da Emm, eu quase infartei quando percebi que havia possibilidade de um triângulo amoroso. Mas, graças aos céus de novo a autora fez algo muito mais interessante e ganhou de vez meu coração. E com Aren e Íria, fechou o time dos personagens com chave de ouro! Aren é um amigo maravilhoso!! Além de ter poderes, o que ajuda muito na causa. Já Íria é uma guerreira justa, inteligente e divertida. Gostei muito da personalidade dela e espero que ganhe mais destaque nas sequências. 

Para encerrar, preciso comentar que o fato do livro começar com aquele frenesi típico dos finais logo na metade, me atingiu em cheio! Exatamente por isso, o fato de não haver grandes reviravoltas não me incomodou. Fiquei encantada com como a autora conseguiu seguir com uma história surpreendente, rápida, cheia de ação e acontecimentos marcantes, de maneira linear. Estou apaixonada pela escrita da Amy! E a partir daqui, vou seguir acompanhando os trabalhos da autora. Que venha logo o próximo livro, porque sinto que não vou aguentar esperar muito para saber o que será de Emm e Cas. 

Ruína é perfeito para quem é ansioso, para quem quer sair da ressaca, quem quer iniciar na fantasia, quem quer um bom romance, quem quer ação, política, guerra, intrigas... enfim! Como eu disse no início da resenha, Amy Tintera nos apresenta uma obra magnífica e completa. Recomendo muito a todos!!

Espero que tenham gostado! Aproveita para me contar, já leu? Quer ler? Já conhecia? 

Beijos, fui! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário