14 março 2018

Lá Vem Resenha - Adeus, Tóquio!




Adeus, TóquioAutor(a): Cecilia Vinesse
Editora: Globo Alt
Páginas: 264
Série: -/-
SINOPSE: Sophia tem apenas uma semana em Tóquio antes de voltar a morar nos Estados Unidos. Sete dias para dizer adeus à cidade que a acolheu e que lhe deu seus únicos amigos: Mika, uma menina completamente louca e inquieta, e David, por quem ela mantém uma semi secreta atração.

Para tornar a situação ainda mais difícil, Jamie Foster-Collins, um garoto com quem Sophia teve um grande mal entendido no passado, está de volta ao Japão, atrapalhando todos os seus planos para os últimos dias antes da despedida.

Entre karaokês, comidas exóticas e cabelos coloridos, Sophia inicia a contagem regressiva do tempo que ainda resta para resolver todas as questões emocionais que a mantém ligada a essa cidade viva, elétrica e tão apaixonante.




Hey amores e amoras! Já faz tempo que não faço isso, mas dá um play nessa musiquinha lindaaaa e vem comigo conhecer um pouquinho de Tóquio, Sophia e sua despedida. 



Sabe aquele livro que a gente dá uma leve olhada na capa, desvia o olhar e imediatamente volta a olhar? E só então percebe que além da capa linda, o livro já ganhou seu coração? Isso costuma acontecer comigo. Apenas pela capa, saber que a história vai me deixar com coraçõezinhos nos olhos. E dessa vez, não foi diferente. 

Após conhecer um poco mais sobre a Ásia, através dos doramas, acabei me afeiçoando ainda mais por histórias que se passam nesse contexto. Ainda antes dos doramas, já tinha muita vontade de conhecer o Japão. Exclusivamente o Japão haha. Ficou difícil não criar altas expectativas por essa história. Mas sendo um YA, fiquei com medo de me decepcionar. Mas Cecilia conseguiu, de forma bem sutil e agridoce, superar todas as minhas expectativas!

Sophia é uma menina extremamente doce e sonhadora. Morando no Japão há quatro anos, seu grande sonho é se mudar para França e morar ao lado de seu pai e sua nova família. Mas ao contrário do que ela gostaria, ao invés de mudar-se para a França, ela deve voltar aos Estados Unidos em sete dias! 

Com uma vida agitada, envolvendo várias e várias mudanças de países ao longo dos anos, tudo que Sophia quer é poder tomar suas próprias decisões. Que nesse momento significaria ficar em Tóquio e terminar a escola ao lado de seus amigos. Mas como as coisas fogem ao seu controle, tudo que lhe resta é gastar esses sete dias com sabedoria. Quem poderia imaginar que em sete dias, ela descobriria segredos de uma vida inteira? 

"O que me faz pensar que talvez não seja a distância, ou o tempo que te afaste das pessoas. Talvez você decida quando abre mão delas."

Sophia é uma personagem extremamente cativante, porém confusa. Seu maior sonho é morar com seu pai. Mas Sofa, apelido dado pelo idiota do David também nutre um enorme amor ao seu país de origem. E esse conflito sobre ir ou ficar, fica ainda mais complicado quando sua volta aos EUA se torna algo concreto. 

Durante toda a leitura me deliciei com a visão de mundo da Sofa. Sempre com sua turma, os passeios pelo Japão me saltavam os olhos. Tudo é descrito com tanto carinho e riqueza de detalhes! Dá para ver o amor da autora pelo país. 

Mas voltando a Sofa rsrs... restam apenas sete dias para despedir-se de seu lar. E bem no meio de sua despedida, alguém que há muitos anos se foi, resolve retornar, trazendo consigo tudo aquilo que ela gostaria de esquecer. Nesse clima de despedida, querendo tempo e seus amigos só para si, como Sofa vai fazer para lidar com a volta de Jamie? 

Jamie é um personagem maravilhoso! No início estive com minhas reservas sobre ele, mas depois de resolver um bobo mal entendido com Sofa, ele se torna a melhor parte da história. Aquele personagem fofo, atencioso e apaixonado, que a gente tanto gosta de ler. 

Anos atrás, uma enorme confusão dividiu o quarteto formado por Sophia, David, Mika e Jamie. Mas desde esse época, motivo pelo qual deu tudo errado, Sophia tem uma queda enorme por David. Mika é suuper amiga de Jamie. E Jamie... bom, Jamie gosta de Sofa. Que não o via exatamente como ele gostaria. 

Mas tem muito mais nessa história do que parece. Afinal, se Sofa tem uma queda por David e está prestes a ir embora, por que não contar? Bom, David também tem uma queda por alguém. Embora esteja sempre com vários alguéns. E isso faz dele o clássico mulherengo, babaca que se acha pra caramba e manipulador. Mas sério, eu não esperava que fosse por esse alguém... rsrs.

Mika é aquela amiga que todo mundo gostaria de ter. Segura, super alto astral, animada... Mas será que ela é realmente tudo isso? Confesso que foi bem difícil me apegar a ela, muito mais do que ao David. Mas no fim das contas, os dois me decepcionaram muito! Que dirá à Sophia... 

Já não bastasse a loucura da volta do Jamie, em sua semana de despedida, Sophia descobre tudo que se há para descobrir. O verdadeiro motivo por não morar com seu pai há muitos anos, que sua mãe pode não ser exatamente a bruxa que ela pinta, que sua irmã tem motivos para ser como é, que seus amigos não são quem ela imaginava e que talvez, Jamie não seja tão ruim quanto parecia. 

"Você é apavorante como um livro, pouco antes dele acabar. Quando você tem que largar, porque é demais para assimilar tudo de uma vez só."

Entre konbinis, karaokês e a estação Shibuya, além de muitos outros pontos marcantes da pulsante Tóquio, Jamie e Sophia precisam se reencontrar. E na busca de se redescobrirem, encontram um no outro aquilo que lhes faltava. 

A amizade/romance entre a Sofa e o Jamie, para mim, foram o ponto alto na história. Depois de passarem tantos anos se odiando de longe, se reencontrar é a melhor coisa que podia lhes acontecer. Afinal, depois de tantas descobertas e infortúnios, eles só podem contar um com o outro. 

Adorei o romance entre esses dois. Se desenvolve tão bem! Exatamente como tem que ser. Sem essa de instalove. Aqui eles se reconectam, se tornam amigos de novo e só depois... se apaixonam. Sabe aquele romance que te arranca suspiros e te deixa aflito ao mesmo tempo? Pois é... Afinal, o fim é inevitável já que Sofa está indo embora. Mas durante esses sete dias, uma infinidade de momentos inesquecíveis se torna tudo o que eles terão por um longo tempo. 

Os personagens secundários enriquecem muito a história. Fiquei perplexa e apaixonada, com o fato da autora ter caprichado tanto na personalidade de cada um. Todos tem seu momento e somam à história. Ninguém existe por acaso. Dentre eles, a melhor sem dúvidas, é a irmã da Sophia. Inteligente, sarcástica e calejada, é difícil não se sentir tocada por sua história. E embora ela tenha todo aquele jeito frio de ser, é notável o quanto se importa com Sophia. 

Sua mãe também é uma mulher e tanto! Depois de passar a maior barra com o divórcio, tem que assumir o papel de vilã da história para proteger o coração de sua filha. Sem muitas alternativas, se vê em um eterno dilema entre o que tem que ser feito e fazer suas filhas felizes

Já seu pai... assim como os amigos de Sophia, me levou direitinho na conversa. Já estava assumindo uma parcialidade entre ele a mãe de Sofa, quando pam! Decepção...

E no meio de tudo isso, há a cabecinha e coração confusos de Sophia. Em sete dias ela descobre dor, decepção, perdas e o amor. O que posso dizer é que a autora direcionou sua história de forma extremamente delicada e sensível, para um final agridoce. 

Sem pontas soltas, Cecilia encerra o livro de forma a dividir opiniões. Quem não curte finais abertos como eu pode não se sentir muito satisfeito. Mas sinceramente, esse final me deixou apenas uma sensação: frescor. Essa é uma daquelas leituras que fluem tão rápido e com a mesma delicadeza de uma brisa de verão. Embora eu não tenha recebido o meu tão adorado: e foram felizes para sempre, as reflexões e o possível futuro para os protagonistas que fica no ar, já valeram a pena. 

"As contagens regressivas podem ser reprogramadas. No rastro do fim, outros começos podem surgir. Eu não tinha ideia de como seria meu começo, mas achei que podia estar lá. Esperando por mim."

Só recomendo! Para quem curte cultura japonesa e para quem não curte; para quem curte young adult e para quem não curte. Indico essa leitura linda à todos! Inclusive, já está na lista de releituras do ano. E claro, já me vejo ansiosa por novos livros da autora. 

Imagens de Konbini, Karaokê, Hachiko e Shibuya respectivamente

Onde Comprar (só clicar na imagem)



Espero que tenham gostado! 


Beijos, fui! 

4 comentários:

  1. Oi, Anya. Eu quero muito ler esse livro!
    Primeiro porque eu amo a cultura japonesa, tudo me deixa maravilhada nela, segundo porque vi uma resenha super amorzinho desse livro e acho que ele combinaria muito comigo.
    Beijos!
    http://www.suddenlythings.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hey, Mi!
      Ah, acho que você vai mesmo adorar essa história. Se gosta da cultura Japonesa então corre! Tá cheio de lugares lindos e detalhes sobre muita coisa da cultura de lá.
      Beijos!

      Excluir
  2. Olá,

    Não conhecia o livro, mas a capa me conquistou junto com sua resenha, ainda mais pelo gênero da história.
    Vou colocar na minha lista de leitura.
    Bjs
    http://diarioelivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hey!
      Essa capa é muito amorzinho né? E acredite, o livro consegue ser ainda mais. Awwn, fico tão feliz que minha resenha tenha conseguido despertar seu interesse na história! Se ler, vem me contar o que achou depois hein?
      Beijos!

      Excluir