03 dezembro 2014

Resenha: Carmela e Lorenzo

CARMELA E LORENZO

Autor: Rubens Conedera
Páginas: 214
Classificação: 4\5
Sinopse: Um amor floresceu na Itália Renascentista, contrariando os costumes de uma época em que casamentos aconteciam mediante acordos financeiros. A jovem Carmela e o enigmático Lorenzo apaixonam-se de forma inesperada, dando inicio a uma conturbada história de amor entre tintas, obras de arte e sangue. Um romance cheio de mistérios, onde sentimentos se desenrolam em situações que desafiam o leitor a explorar os limites do amor exposto em cenários ricos em obras de arte, intrigas e violência. Após algumas revelações a cerca do segredo que norteia a vida de Lorenzo, poderá Carmela aceitá-lo como é, desafiando perigos e contrariando aos costumes patriarcais e suas próprias crenças? 

Hey amores e amoras! To sumida né? Mas tem resenha para ser feita, então, vamos ao trabalho! Carmela e Lorenzo, foi um livro que me encantou pela capa, e com a sinopse eu presumi que era exatamente o que queria e precisava.

Confesso que iniciei a leitura do livro cheia de expectativas. O que não é bom para ninguém! Porque quase sempre isso acaba deixando a gente um pouco decepcionado.  E a quantidade de expectativas aliada a vontade de desvendar logo o mistério que envolve a vida de Lorenzo, foi um belo balde de água fria no  meu ritmo de leitura. O que significa, o início não foi o que eu esperava.

Embora eu tenha gostado do livro em um todo, demorei para chegar na parte boa da história. Lá pela página 100 é que o ritmo começa a acelerar e dar cor a história, que eu tanto ouvi de outras pessoas ser fantástica. Mas como dizem, é preciso passar pela chuva para encontrar o arco- íris.

Passado o susto, porque eu realmente comecei a acreditar que o livro não era o que eu pensava, eu me deparei com uma história épica de amor. Não há palavra que descreva tamanha perfeição. 

O livro conta a história da doce Carmela, e do intrigante Lorenzo. Carmela é uma ingênua menina, que perdeu a mãe cedo, e era por parte dessa que recebia carinho e amor. Após a morte de sua mãe ela não passava de uma serva na casa de seu pai. Junto com suas irmãs, ela cuidava de tudo. Mas seu pai com sede de dinheiro e poder, tratou logo de vender suas filhas, as oferecendo em casamento, em troca de um alto dote.

Os casamentos eram realizados às cegas. As noivas só conheciam seus futuros maridos na cerimônia. E até onde Carmela pode ver, diante da infelicidade sua irmã do meio, a única com quem ainda mantinha um laço de amizade, não era o que ela queria para sua própria vida.


Naquele momento pedi
pela minha morte, pois já estava no inferno."

Fiquei muito triste com o fim da irmã de Carmela. Ela era uma menina doce, e foi vendida pelo pai sem nem ter chance de saber com quem se casaria. Por fim a surpresa que ela teve ao conhecer o noivo, foi como uma condenação, realmente muito ruim! Gostava dela, acho que ela merecia uma chance de ser feliz. 

O pai de Carmela é um homem totalmente desprezível. Fútil, frio, e ambicioso. Um coquetel de defeitos bem batido e misturado. Tudo em uma pessoa só! Já deve ter ficado claro que o odiei né? 

Depois do casamento de sua irmã do meio, a vida da menina que já não era fácil, fica pior. Agora é só ela para cuidar da casa. Mas o destino reservava a menina de coração puro, uma linda surpresa.


Senti a atração surgindo no peito de Lorenzo e o medo no meu."

Marcello, é um artista do período da renascença, que se encanta pela habilidade de Carmela em macerar coisas. Depois de ver o belo trabalho da menina para macerar o pó das tintas utilizadas por ele e seus aprendizes, Giovane e Carmo. Ele leva a menina com ele para  ajudar a preparar as tintas. E aí o destino de Cramela começa a mudar.

Marcello é um homem incrível. E embora em alguns momentos tenha o achado um pouco repetitivo, gostei muito do personagem. Ele e sua esposa Ludovica, acolhem Carmela como filha. E essa passa a ser a melhor temporada da vida da menina. 

Carmela se encanta por cada pequeno detalhe que aprende sobre arte. E em pouco tempo tem a Marcello e Ludovica como pais. Esse é um detalhe que merece atenção. A arte é tão bem expressa no livro, que é como se fosse um personagem. Ela tem linguagem própria. E é fascinante o modo como o autor explorou esse lado da história. De forma detalhista, profunda e explicativa, acho que aprendi mais sobre afrescos  e a época renascentista no livro, do que na escola! rsrs. 

Eu sempre fui apaixonada pela época medieval e renascentista. Toda a arte, e as dificuldades religiosas, me chamam a atenção. Agora alie isso ao fato do livro se passar na Itália, dentro desse período lindo! Pois é, só podia ser amor!!! Adorei o fato do autor nos fornecer tantos detalhes sobre os lugares por onde passam os personagens, as técnicas artísticas e ainda narrar uma história de um amor proibido de forma tão instigante.

Após algum tempo morando com os artistas, Carmela conhece Lorenzo, o misterioso e belo Lorenzo... Eles se conhecem no mínimo de uma forma estranha. Mas logo depois de resolvida a confusão, o que começa a nascer entre os dois é um amor puro e ingênuo.


"(...) Muito pior do que ganhar algo com o que se sonha, é perder. E pior do que perder, é a desilusão que se cria com a perda, a sensação de que perdemos sempre, que somos condenados." 

Lorenzo é jovem, meigo e muito bonito. Mas em especial é muito misterioso, se bem que visto pelo meu lado de leitora sensitiva, eu já sabia pela capa - cofcof - o mistério por traz de sua história,rsrs. Mas para Carmela a revelação só vem muito depois...


Eu não trouxera apenas amor para minha amada, pesadelos sempre tinham me acompanhado."

A relação entre os dois, para mim, aconteceu rápido demais, mas depois que se descobre a história de Lorenzo, dá para entender. De qualquer forma, é uma relação muito bonita e jovial. Vale lembrar que Carmela só tem quinze anos, então era de se esperar que fosse uma relação quase infantil. 


Queríamos ganhar um ao outro antes que nos perdêssemos."

Mas, o amor proibido dos nossos heróis, é interrompido pelo Francesco, pai de Carmela, que resolve buscá-la para casar-se. O pretendente não foi surpresa, mas o desenrolar dessa história a partir daí, é digna de virar filme! 

Com a volta de Carmela para casa, na verdade com a ida para a casa do noivo, a história começa a se desenvolver em um ritmo quase vertiginoso! Não dava mais para largar o livro!! A história passa de uma boa história, para uma história épica. 

É claro que para a história ficar perfeita, tinha que haver uma fuga. E nossa mocinha não podia se casar com quem não ama. Mas tudo tem seu preço, e no amor não é diferente. Após fuga de ambos o livro é irrefreável! E aí eu compreendi porque tanta gente amou, eu sou só mais uma delas.

A história de amor dos dois é delicada e comovente. Mas o meu personagem preferido na história, embora eu tenha amado muito o Lorenzo, é o Michelangelo. Gente, o autor fez um personagem tão cativante, engraçado e mau humorado, que não teve como resistir! Apaixonei!! rsrs.

O desfecho do livro foi uma surpresa MAG-NÍ-FI-CA!!! E embora eu tenha ficado triste por um lado, eu adorei por outro!!! É surpreendente, e o autor soube conduzir a história muito bem. 

Os personagens secundários, tem sua função na história, o que me deixa sempre feliz. E embora Giovane seja insuportável, eu adorei o Carmo! Outro detalhe interessante é que o autor deu uma narrativa bem diferente, com direito a ver pelo ponto de vista da Carmela, Lorenzo e Marcello. Amei muito isso! 

E a revelação de Lorenzo não é nem de longe o ponto forte do livro. Mas tem uma importância e tanto na história. Gostei do modo como o autor desenvolveu essa parte da trama. Tornou o Lorenzo um personagem sincero, e frágil ao meu ver. Adorei essa nova perspectiva sobre o tema.

Bom, queria finalizar essa resenha parabenizando o autor desse livro nacional tão bem escrito e cativante. E recomendando a todos, porque além de se passar na Itália, contar uma linda história de amor proibido, traz muitos ensinamentos bacanas sobre arte e esse período tão criativo e belo da nossa história.


"À noite, verei minha amada."

Espero que tenham gostado, e que não deixem de dar a opinião de vocês! ;)

Para Ler Ouvindo: Margaux Avril - L'espoir


    

Bjokas e até a próxima...












Nenhum comentário:

Postar um comentário