18 fevereiro 2014

Resenha (Nacional): Ainda Não Te Disse Nada


Autor: Maurício Gomyde

Páginas: 236


Classificação: 5/5


Sinopse: "Ninguém mais escreve cartas hoje em dia", Marina pensava. Até que um dia uma caiu em suas mãos por engano e mudou o rumo de sua vida. Levou-a ao lugar que ela sempre sonhou. E a conhecer o amor do jeito que nunca imaginou, da forma mais improvável do mundo...







Oi, oi amores! Hoje eu venho fazer uma resenha muito especial. Além de ser uma resenha nacional, o que para mim  traz além de honra, um grande orgulho por poder elogiar a qualidade dessa obra, também é o primeiro livro do autor Maurício Gomyde que eu li na vida. Foi paixão, ou melhor amor, a primeira vista! 


Não sei como explicar, mas um bom modo de resumir tudo, é dizendo que é uma leitura mágica! Marina é uma menina independente, alegre, pra cima. Mas é muito romântica! Sonha com um amor verdadeiro e eterno, como desses que quase não se vê hoje em dia. Espera alguém que julgava não ser mais capaz de encontrar... Ela trabalha nos correios, na grande São Paulo, após ter deixado sua família Italiana, e a padaria de seu pai pelo sonho de ser etilista e morar em Paris. Estudante de moda, muito cobiçada por todos, por sua beleza e carisma, não seria difícil encontrar alguém. Seu professor era louco por ela mas ela não queria nada com ele, por conta da pressão por parte de suas amigas, ela cede. E se frustra completamente. Chegando até mesmo a duvidar do amor! Mas o inimaginável acontece e ela se apaixona.



" Aspetta e vedrai"  Pág. 28

Bom, o livro começa contando a história dessa menina incrível, que trabalha nos correios e luta para realizar seus sonhos. Nessa primeira parte da história eu já estava obcecada pelo livro, por dois motivos. Primeiro, eu sabia que a história tinha muito mais a mostrar, e que me surpreenderia muito, mas estava fluindo tão naturalmente bem que eu fiquei entorpecida. Segundo, é muito difícil de se encontrar mocinhas como ela hoje em dia! Eu reclamo diariamente sobre isso, chega de mulheres frágeis e indefesas que não sabem o que fazer! Nós não somos assim!!! E a Marina chegou para mostrar que podemos ser românticas sem sermos bobas! Chegou e já garantiu um grande espaço no meu coração... Ela é forte, independente, e bonita. Mas não deixa que as coisas superficiais interfiram em seus objetivos, e com muita luta, garra e força de vontade prova que tudo é possível!



Mais uma etapa do trabalho foi cumprida.
Precisava correr. O tempo nunca espera, é cruel. Ainda mais quando diz respeito a assuntos do coração."   Pág. 12

O mais legal da Marina é que mesmo com toda a batalha e a vida corrida que ela leva para se firmar na vida, ela não se abate. Não se deixa cair, é sempre sorrisos e animação! Eu a adorei!!! Mas voltando a história... Ela acaba conhecendo Julia. Uma linda moça que sempre vai aos correios enviar cartas. Para surpresa de Marina, que não acreditava que alguém nos dias de hoje, ainda usasse o meio de escrita a mão para se corresponder, ela descobre que a moça vive de escrever cartas se passando por outra pessoa... Marina não sabe muito bem o que pensar a respeito disso, mas não deixa de sentir tocada com a ação da moça que usa do trabalho para aliviar suas próprias dores, com as palavras dos outros.



 "O amor é um pássaro
rebelde que ninguém pode prender. Não adianta chamá-lo, pois só vem quando quer. Não
adiantam ameaças ou súplicas. Um fala bem, o outro se cala. É o outro que prefiro. Não
disse nada, mas agrada-me. O amor, o amor..."  Pág. 66


Marina já sabia quando Julia ia aos correios deixar as cartas, e se espanta ao notar que já fazia algum tempo que ela não havia aparecido. Uma carta em resposta a Julia, ficou na caixa de correio dela esperando, mas Julia não voltou para buscá-la. Bom, para mim nessa parte começa a segunda fase do livro. Tem o primeiro baque, quando descobrimos junto com a Marina, que a pobre Julia havia morrido! E o segundo quando aquela carta não respondida, mas com certeza muito aguardada, começa a pesar demais nas mãos de Marina.

A gente ainda vai se ver em outra vida, eu sei disso, e até lá vou viver da
lembrança dos ótimos momentos que passamos."  Pág. 72


Depois de ler a carta, fica muito difícil saber o que fazer. Mas o destino tratou de reservar boas surpresas a doce Marina. De forma inimaginável, Marina vive um amor que não era seu. De início pensei: Como é possível que alguém se apaixone pela história de uma amor que não é seu, como se fosse? Mas logo recebi a minha resposta. A cada carta me deixei e senti apaixonar junto a ela, por aquela linda história de amor, que o tempo, infelizmente, não deixou se concretizar. Com uma escrita cativante Maurício, me impressionou! Me senti tão envolvida na história, que não conseguia parar! E o livro vai crescendo e crescendo na trama, se tornando cada vez mais inacreditável... E quando você pensa que não tem mais como ficar melhor, ele supera todas as expectativas com um dos melhores romances que já li na vida! 

"Saudade é um sentimento que, quando não cabe no
coração, escorre pelos olhos". Pág. 136

Não tem palavra que descreve melhor o que senti enquanto lia esse livro: Fascinada! Completamente fascinada!!! Com personagens secundários engraçadíssimos, e muito bem desenvolvidos, dei muita risada! Me emocionei com a história doce e apaixonada que ela viveu através das cartas com seu amado Heitor! Ahhhhhh, Heitor...

O final além de surpreendente, é muuuuuuuito lindo! Chorei horrores com a doçura e simplicidade desse livro tão perfeito! Não há nada nele do que eu possa reclamar. Muito bem escrito, e surpreendentemente muito bem desenvolvido, com um enredo único e uma narrativa simples, leve e adorável! É uma leitura rápida, daquelas que nos deixa querendo muito mais! A família dela é tão fofa! E tenho que ressaltar que adorei as descrições dos vários países e lugares por onde esse livro me levou! Nunca tinha visto lugares serem tão bem descritos em sua realidade em um livro antes, como foi nesse! Fiquei muito impressionada também com a quantidade de assuntos explorados de forma interligada na trama, as flores, os cavalos, os vinhos, as cartas... Amei!

"Minha solidão foi autoimposta. A dele, obrigada." Pág. 150

Outro ponto super positivo no livro para mim, foi o uso do italiano nos diálogos dela com a família! Uma fofura o pai dela!!! E o Tiziano, irmão dela, morri de rir com esses dois! Das amigas delas eu nem tenho o que falar! São perfeitas por suas imperfeições! E o amor verdadeiro... Seja antigo ou moderno, é sempre o mesmo! Somente amor...


Bom, o meu amor pelo livro foi tão grande que sei que não seria capaz de transmitir todo o carinho e paixão das cartas na resenha,então vou fazer um post especial só com as cartas, citações e trechos de músicas citadas no livro, no Só Podia Ser... aqui no blog! Fiquem ligadinhos hein! 


Com uma Playlist maravilhosa o livro se torna parte de quem lê. Comovente e doce com certeza é uma das melhores leituras da minha vida! E preciso ressaltar que fiquei muito impressionada ao saber que era nacional, tamanha qualidade e carinho, amor e paixão depositados em cima do livro, realmente me espantei ao mesmo tempo que fiquei muito feliz por saber do empenho dos escritores nacionais ao trazerem um trabalho de qualidade e realmente lindo e comovente! Nem preciso dizer que ele já é um dos favoritos!!! E o melhor, é uma produção independente! Depois de ler o livro e ver a qualidade da escrita e produção, com sua simplicidade e singeleza beirando a perfeição, pensei que tinha sido publicado por uma grande editora. Então imaginem a minha surpresa e agrande admiração que tenho pelo autor depois de descobrir que tinha sido produção independente?! Além de todo o carinho e paixão derramado em cima da escrita, ele ainda teve o trabalho e o cuidado da publicação do livro! Simplesmente me apaixonei!!!



" A verdade mora em cada um que acredita." Pág. 165 

Doce, romântico, leve, engraçado e realista é com certeza um dos livros que eu recomendaria de primeira! Lindo e apaixonante!!! Super recomendado... Assim como diz o livro, durante a leitura ficamos com aquela deliciosa sensação de que o livro Ainda não nos disse nada...


Abaixo o Booktrailer, tão lindo como o livro:





Para Ler Ouvindo: Marcelo Camelo e Mallu Magalhães - Janta


Espero que tenham gostado! Não deixem de comentar! Nos vemos em breve...

Bjokas e até a próxima.

Nenhum comentário:

Postar um comentário